Fritos de Pescada com Alho Francês e Curcuma


Começamos mais uma semana. Desta vez com tudo um pouco desorganizado, que o fim de semana foi preenchido. Workshop no sábado, dia da mão no domingo e pouco tempo em casa ou com tempo para organizar a casa. Esta semana a minha ementa semanal só deverá ser adiantada amanhã, até porque hoje há outras coisas a fazer. Mas o facto desse e de outros aspetos da minha semana ainda não estarem organizados, faz-me sempre andar meio perdida e desorientada!! Digam-me que não sou só eu?!?!
Entretanto deixo-vos a receita desta espécie de pataniscas com curcuma e alho francês e parte da cabeça da pescada desfiada que, apesar de ser um pitéu para muitos, cá me casa as cabeças d peixe não são propriamente apreciadas... Mas então aproveitam-se assim!
Boa semana a todos!

Ingredientes para 12 pataniscas:

sobras de pescada cozida e desfiada (cerca de 1 chávena - aproveitei a parte da cabeça da pescada com a “gola”)
2 alhos franceses pequenos
4 colheres de sopa de farinha
1 colher de chá de fermento
2 ovos
1 colher de chá de curcuma
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.

Preparação:

Pique finamente o alho francês e misture a pescada , os ovos, a farinha, o fermento, a curcuma e tempere  gosto com um pouco de sal e pimenta. Se a mistura estiver muito grossa, junte um pouco da água de cozedura do peixe, ou de água com gás ou cerveja até ficar uma polma lisa e sem grumos.
Aqueça depois uma frigideira anti aderente com duas colheres de sopa de azeite. Frite colheradas de massa, voltando-as depois para que cozinhem do outro lado.
Sirva com uma salada verde variada.


Bom Apetite!

5 comentários :

  1. Anónimo12:32

    Adoro esta ideia para variar as pataniscas, sejam de pescada ou outras!
    Acho que as especiarias e alguns legumes estão sub-valorizados, tendo em atenção que só usamos em algumas preparações específicas (ex. açafrão das índias/curcuma, por norma só associado ao caril; e alho-francês, associado à sopa), não tirando partido do seu potencial, para variar as refeições, mesmo a corriqueiras do dia-a-dia.
    Relativamente à organização da semana, embora não seja tão organizada/metódica como a Joana, sou organizada na minha "desorganização", ou seja, tenho ideia do que fazer, mas tenho que ter margem de manobra para eventuais sobras ou mudanças de planos. Tenho que ter as coisas "alinhavadas"/preparadas até 3ª/4ª feira, sopa incluída. Como levanto a cesta da Fruta Feia às 3ªs feiras, "alinhavo" o resto da semana, refeições e compras de sábado, em função do que vem. Embora não seja a solução perfeita, é aquela que está a funcionar em casa. Mas mesmo sem esta "organização", fico um pouco perdida.
    Mas um dia, irei ser tão organizada como a Joana! Assim que arranje um frigorífico maior!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Não é só a Joana! os Domingos para mim são de facto dias sagrados mas por vezes há eventos e compromissos que falam mais alto e por isso as rotinas têm de ser alteradas. Mas, se possível, Domingo o mais tardar às 19h gosto de estar em casa para não sair mais nesse dia e poder aprontar tudo para o dia a seguir e, se possível, para os restantes dias da semana! Quando isso não acontece há uma terrível sensação de desorganização!

    ResponderEliminar
  3. Congratulations. Good blog. Keep sharing. I love them Are you also searching for academic writing services uk? we are the best solution for you. We are best known for delivering book review writing services to students without having to break the bank

    ResponderEliminar

Imprimir