Bolo de Banana e Manteiga de Amendoim


O mês de fevereiro começa doce. Talvez para combater a tristeza do dia de ontem. Fez 1 ano que a avó partiu. Um ano sem ela, sem o seu sorriso, sem os seus beijos os seus mimos e sem as suas palavras doces. A avó faz-me muita falta. Faz-me falta todos os dias. Faz-me falta porque mal conheceu o Zé e nunca soube da vinda do António. Faz-me falta porque não está cá mais para as nossas conversas, para o nosso café com bolinho. Faz-me falta porque já não me vai poder ensinar mais nada. Faz-me falta porque eu a amava e nós sentimos sempre falta de quem amamos.
No fundo acredito que ela está sempre comigo, a vigiar cada passo, a acompanhar cada conquista, a sorrir de cada vez que um bisneto faz uma gracinha.
A avó faz-me falta. E sinto muito a falta dela. Mas um bolo ajuda sempre a animar o dia. Saboreado a pensar nos momentos em que comíamos bolo as duas.

Ingredientes:

2 ovos
3 bananas maduras
150g de manteiga de amendoim
100g de manteiga
220g de açúcar
300g de farinha
1 colher de chá de fermento
1 colher de chá de bicarbonato de sódio

Preparação:

Descasque as bananas e esmague-as. Reserve.
Bata a manteiga com a manteiga de amendoim e o açúcar. Misture depois os ovos, um a um e finalmente junte a banana esmagada.
Acrescente agora a farinha, o fermento e o bicarbonato de sódio e envolva bem.
Coloque a mistura numa forma tipo bolo inglês, previamente untada e polvilhada com farinha e alise a superfície.
Leve a cozinhar em forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 45 minutos ou até o bolo estar cozinhado.
Retire do forno, deixe arrefecer um pouco e desenforme sobre uma grelha.


Bom Apetite!

11 comentários :

  1. Joana, compreendo a tua dor... Quem é chegado aos avós sente sempre muito a falta deles qd partem... Mas a vida é mesmo assim: os mais velhos vão para dar lugar aos mais novos q chegam... E claro, um bolo ajuda sempre, nem q seja um pouquinho... Bjinhos e boa semana de Fevereiro!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo11:38

    Uma boa sugestão com dois ingredientes que estou a aprender a gostar em bolos. Acho que a presença da sua avó continua presente, quer seja pelas memórias dos momentos passados, vividos em conjunto, e pequenos "rituais" vividos como o café e bolinho, quer seja pelos móveis que tem em casa. Há sempre algo "invisível" que nos acompanha, e que por vezes sentimos "aquela" presença. Um grande beijinho, Sara Oliveira. PS: relativamente à saga com os limões, experimente fazer cascas de limão cristalizado (experimentei este fim de semana, e tive um resultado muito satisfatório, tive que demolhar e cozer as cascas depois de limpas de membranas) e uma mousse de limão, usando a receita da "Mousse de Mexerica" (tagerina/clementina) do blog Cozinhando com Josy, em que substitui o sumo de mexerica pelo de limão (já a fiz e adorei o resultado). Esta mousse é muito parecida com a "Mousse de Lima" da Clara de Sousa.

    ResponderEliminar
  3. Que apetitoso.
    Adoro o aspecto e o sabor nem quero imaginar. deve ser delicioso.
    Bjinhos!!

    Tânia Tiago
    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Nunca experimentei manteiga de amendoim nos bolos mas parece-me uma óptima sugestão :)
    Gulosoqb

    ResponderEliminar
  5. Deve ser tão delicioso, como todas as tuas receitas que eu já experimentei :)

    ResponderEliminar
  6. Olá Joana, não há palavras que confortem a dor de uma grande perda, só as boas recordações que referes e a certeza de que esses momentos valeram a pena. Agora ela estará a velar por todos vós como mais um Anjo da Guarda e, do outro lado do espelho deve estar a rir-se com as gracinhas e as birrices dos bisnetinhos.
    E, como dizes, nada melhor do que um bolinho para aliviar as mágoas. Os bolos de banana são sempre muito aromáticos e o sa bor da manteiga de amendoim deve ter dado ao teu um paladar mais acentuado e com outro requinte. Gostei muito e hei-de experimentar. Boa semana. Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
  7. Olá Joana, o meu pequeno F é alérgico a amendoim, por que outro ingrediente posso alterar? Obg, ando sempre à espreita no seu blog. Bjs

    ResponderEliminar
  8. Rita C11:53

    Olá! Faz a sua manteiga de amendoim ou compra? Se faz, qual a receita? Obrigada pela partilha, deve ser maravilhoso.

    ResponderEliminar
  9. Boa tarde.
    Não da para reduzir a quantidade de açucar?
    Obrigada

    ResponderEliminar
  10. Parece delicioso! Acabei mesmo agora de publicar uma versão vegan desta receita! :)

    Beijinhos, xx
    http://mylittlecorner7.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. Tenha certeza de que a sua avó a acompanha sempre e sorri a cada pequena conquista dos bisnetinhos. Laços de amor são beeeeem longos para aguentar distâncias de todo tipo sem se desfazer ;-)

    Achei este bolinho tão apetitoso! Veio a calhar, já que estou com um pote de manteiga de amendoim aberto na despensa. Uma dúvida: são só 10g de manteiga ou seriam 100g?

    Abraços!

    ResponderEliminar

Imprimir