Bolo Simples para o Chá

Há muito tempo que não fazia um bolo. Aliás, o Miguel, quando viu o bolo na mesa da cozinha até exclamou: - Bolo! Finalmente!
Nos últimos tempos confesso que me tenho “baldado” um bocado de cozinhar, e tenho mesmo optado por coisas mais simples e rápidas. E mesmo com a ajuda das minhas ementas semanais continuo sempre com a pergunta - o que faço hoje para jantar? Serei a única?
Hoje é então dia de bolo. Daqueles bolos antigos, chamados de bolo de chá, que se fazem para o pequeno-almoço ou para o lanchinho da tarde.

Ingredientes:
(in “How to be a domestic goddess”, Nigella Lawson, pág.5)
Chávena usada com 225ml de capacidade

1 chávena de manteiga amolecida
¾ de chávena de açúcar + 2 colheres de sopa para polvilhar
1 + 1/3 de chávena de farinha com fermento
½ chávena de farinha normal sem fermento
1 limão
3 ovos grandes

Preparação:

Bata a manteiga com o açúcar e junte a raspa do limão. Amasse bem até obter um creme. Adicione depois os ovos, um a um, adicionando ao mesmo tempo 1 colher de sopa de farinha (já retirada das quantidades referidas nos ingredientes). Misture depois o resto das farinhas e o sumo de limão. Amasse bem (a massa fica bastante consistente, é mesmo assim).
Coloque depois a massa numa forma de bolo inglês previamente untada e polvilhada e alise a superfície. Polvilhe com as duas colheres de sopa de açúcar e leve a assar, em forno previamente aquecido a 180ºC, cerca de 40 minutos ou até o bolo estar cozinhado.
Deixe arrefecer e corte em fatias.

Bom Apetite!

14 comentários :

  1. Ah já somos duas assim, o rápido e o prático é que reina cá em casa ;)

    Excelente sugestão!!

    Beijokas

    ResponderEliminar
  2. Desses é que eu gosto!!!

    Bjocas

    ResponderEliminar
  3. Anónimo09:33

    Hummmmmmmm... esta já cá canta :)
    Tens de voltar a publicar as ementas semanais pá... tu não vês que eu sem os teus conselhos fico perdida :p

    jokas
    mae_qb

    ResponderEliminar
  4. é mesmo assim, existem altos e baixos.. adorei o teu bolinho, alias eu prefiro os bolos simples em vez dos todos enfeitados..
    bjus
    Cila

    ResponderEliminar
  5. Simples mas eficaz rsrs, adoro um bolinho com café hummm
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. É o meu tipo de bolo preferido!

    ResponderEliminar
  7. Cá em casa tem sido igual refeições práticas e rápidas ... com exatamente a mesma pergunta que fazer para o jantar???? Confesso que não tenho por hábito fazer a ementa semanal decido no dia ... Tenho de me organizar melhor

    Bolos simples sabem sempre bem

    Continuação de um excelente dia
    Paula

    ResponderEliminar
  8. Simples e delicioso!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Simples mas divino!!
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ResponderEliminar
  10. Quem me dera uma fatia deste bolo para o pequeno-almoço de amanhã!!! Barrado com compota e acompanhado por um café com leite bem quente seria ideal ;)
    Babette

    ResponderEliminar
  11. Uma receita de um bolinho simples para o chá é sempre bem-vinda :) Thanks. Bjinhos.

    ResponderEliminar
  12. que bom aspecto, tenho de tentar esse

    ResponderEliminar

Imprimir