Bacalhau Espiritual

E para prato principal desta ementa de fim de ano, escolhi o Bacalhau Espiritual. E mais uma vez deixo aqui uma confissão, para não pensarem que os meus cozinhados correm sempre bem.
Quando servi este bacalhau estava salgado! Não salgado que não se pudesse comer, mas assim mais para o apetitoso. Portanto, quando o cozinharem tenham em atenção o sal.
De resto o bacalhau foi mais apreciado por uns do que por outros. Para a maioria faltou-lhe o sabor das batatas (normalmente fritas) que fazem parte de alguns pratos de bacalhau da nossa cozinha. Mas também não podemos andar a comer sempre a mesma coisa!

Ingredientes para 4 pessoas:

500gr de bacalhau demolhado
3 papos-secos (ou carcaças)
200ml de leite
2 cenouras grandes
1 cebola
2 dentes de alho azeite q.b.
500ml de molho bechamel caseiro ou de compra
3 ovos
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.

Preparação:

Pique a cebola, as cenouras e os dentes de alho no robot de cozinha e leve-as depois ao lume com um pouco de azeite. Deixe refogar um pouco.
Leve também o bacalhau à maquina de picar e junte-o ao refogado. Deixe cozinhar.
Entretanto demolhe o pão partido em pedaços no leite quente e passe tudo na varinha mágica até obter uma pasta.
Junte o pão à mistura de bacalhau e envolva bem.
A metade do molho bechamel junte as 3 gemas de ovo e envolva tudo no preparado anterior.
Rectifique agora de sal e pimenta e corrija se necessário. Coloque a mistura no prato de ir ao forno.
Bata as 3 claras em castelo e junte-lhes o restante bechamel. Cubra o preparado de bacalhau com este bechamel e leve a forno quente até ficar dourado. Sirva de imediato com uma salada verde.

Bom Apetite!

14 comentários :

  1. ficou com bom aspecto!! eu tambem demolhei bacalhau este ano pela primeira vez e algumas postas mais grossas têm o sal !! e sou como tu... em minha casa os fritos são proibidos!! or isso faço sempre batata cozida ou assada no forno!! e fica delicioso na mesma!! beijinhos grandes e feliz ano novo!!

    ResponderEliminar
  2. eu de vez em quando também tenho esses desaires com o sal, acontece a qualquer pessoa na cozinha.
    o que te sei dizer é que o bacalhau está com muito bom aspecto.

    ResponderEliminar
  3. Maravilhoso aspecto... esta é uma receita que está na minha lista para experimentar.

    ResponderEliminar
  4. Um belo bacalhau é o que este é...
    Sei de alguém aqui em casa que iria gostar desse «mais apetitoso...» lol!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Por isso é que eu aprecio mais o bacalhau com natas que levam batatinhas fritas aos quadrados e sempre as podemos encontrar e degustar.

    Beijosssss e...

    Que o Novo Ano te traga tudo o que ambicionas e ainda não realizaste.
    Que o Novo Ano nos tire do sufoco em que se encontra a nossa vida política, económica, financeira e social.
    Que o Novo Ano seja fértil em acontecimentos que promovam uma nova atitude em prol da Humanidade e do Ambiente.

    Feliz Ano 2010

    ResponderEliminar
  6. Olá!
    Meu nome é Danielly, escrevo daqui de São Paulo.
    Ontem passei a noite inteira procurando sites de gastronomia pelo Google e encontrei o seu.
    Eu e meu marido fomos convidados para jantar amanhã na casa de dois amigos, eles vão fazer a ceia de Reveillón 2010, e me pediram para levar um doce, uma sobremesa.... Tive a sorte de encontrar seu blog porque consegui aumentar minhas opções sobre o que fazer para levar e, mais ainda, pelo que eu li, já são 3 anos de blog, então vou ter muitas receitas para ler!
    Adorei seu blog, não vi nem metade ainda, mas conte com minhas visitas diárias, eu realmente gostei!
    Tenha um FELIZ ANO NOVO!
    Grande beijo, Dani Corrêa.

    ResponderEliminar
  7. Acho uma excelente alternativa mesmo sem as batatas :)
    Feliz 2010!

    ResponderEliminar
  8. O meu também ficou um tanto salgado, mas também apetitoso...

    ResponderEliminar
  9. Na minha família também há um bacalhau espiritual, mas muito diferente deste, conto pô-lo no meu blog brevemente, entretanto, vou experimentar esta receita.Enquanto novata, cada vez mais amadora destas artes, convido-vos a passar pelo meu blog recém criado http://contamequeeucomo.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. mesmo a calhar... fui ao media markt e estava a ver uma revista deles com receitas e estava lá um bacalhau espiritual e eu tenho mesmo de experimentar.
    maravilha.
    bj e boas entradas

    ResponderEliminar
  11. A muitos anos que acho que o bacalhau perdeu o espirito de fratenidade com os pobres, que so olhar para esse me da uma vontade de morder :)saúde e sorte para 2010
    com muito bacalhau a mesa.

    ResponderEliminar
  12. Anónimo11:04

    Usar a varinha mágica para o pão é um bom truque. Da única vez que fiz este prato, o único problema foi haver pedaços de pão que, por não ficaram bem desfeitos manualmente, evidenciaram-se na mistura. É um dos meus pratos de bacalhau preferidos. Adorava, quando era pequeno e a minha mãe o fazia, de uma forma mais simplificada mas também deliciosa.

    ResponderEliminar
  13. Parabéns pelo blog! Adoro as fotos saborosas e resolvi experimentar. A receita escolhida para um jantar de amigos neste Sábado foi esta todos comeram e choraram por mais.

    Fiquei ainda mais fan do blog!
    Bjs e bons cozinhados!

    ResponderEliminar
  14. as vezes acontece
    mas nada que nos desanime.
    esta optimo eu tam bem adoro este prato
    beijinhos

    ResponderEliminar

Imprimir