#1 CISSC - Trio de Entradas Mediterrânicas

Ao lerem este post, já eu estou de férias! Finalmente!
Este ano, em vez de "fechar para férias", resolvi deixar programadas uma série de receitas. As razões foram várias. Mas principalmente porque sei que algumas pessoas gostam de abrir todos os dias este blogue em busca de inspiração culinária. E também porque tenho receitas suficientes em "lista de espera" que permitem estas publicações enquanto eu descanso ao sol, longe da minha cozinha, e dos meus livros e revistas de culinária.
Resolvi, durante esta minha ausência, publicar uma série de receitas CISSC, ou seja Como Impressionar Sem Saber Cozinhar. Uma "rubrica" especialmente dedicada a pessoas que não sabem cozinhar, mas que mesmo assim gostariam de poder receber em suas casa os amigos ou a família. Serão apresentados "2 menús", um em cada semana que estarei ausente!
Todas estas receitas (ou dicas!) têm a particularidade de não precisarem de ser cozinhadas: nada de fogão, ou forno, ou até microondas! Portanto podem descansar que não vão servir nada que esteja queimado, ou crú, ou salgado, ou sem sal! Mas mesmo assim, permitem a preparação de um almoço, ou lanche, ou jantar! É uma questão de juntar ingredientes em boas combinações que qualquer um, e é mesmo qualquer um, poderá fazer.
Receitas que dedico a todas as pessoas que dizem que não sabem cozinhar. Aquelas que não conheço e que me deixam comentários e e-mails a pedir ideias e receitas simples.
E que dedico também ao meu amigo LCO que, de cada vez que come alguma coisa feita por mim, e eu lhe digo que é muito fácil, ele me responde "fácil para ti que sabes cozinhar!" (LCO, podes fazer um brilharete com qualquer uma destas receitas! Fico à espera!)
Portanto experimentem, que eu quero saber se, com as receitas certas, é ou não é verdade que qualquer um pode cozinhar e receber na sua casa!
E a primeira é uma simples entrada.

Ingredientes para 4 pessoas:

2 bolas de Mozarella fresca
1 frasco ou lata de azeitonas
6 colheres de sopa de azeite
2 colher de sobremesa de oregãos
3 dentes de alho
pimenta q.b.
150gr de chourição, paio ou presunto (ou uma mistura)
1 baguette

Preparação:

Numa tacinha misture o azeite, os oregãos, os dentes de alho picados e tempere com a pimenta a gosto. Mexa bem e reserve.
Corte o queijo mozarella em rodelas e escorra as azeitonas.
Num prato ou numa tábua de madeira (daquelas de cortar o pão) coloque as fatias de queijo mozarella, e por cima metade do molho de azeite. Disponha tambem as fatias de chourição e paio.
Coloque as azeitonas escorridas numa taça e junte-lhe o restante molho de azeite misturando bem com a ajuda de uma colher.
Corte a baguette em fatias e sirva, juntamente com o queijo, as carnes fumadas e as azeitonas.

Bom Apetite!

13 comentários :

  1. adorei as entradas!! nada melhor que estilo mediterranico.beijos e boas ferias:)

    ResponderEliminar
  2. Eu sou uma das pessoas, que gosta de chegar ao escritório e abrir o blogue, para descobrir novas receitas. Obrigada pela fabulosa ideia! Boas Férias!

    ResponderEliminar
  3. As entradas são fantásticas :)

    Boas férias e bom descanso ;)

    Beijinhos**

    ResponderEliminar
  4. Boas ferias!

    Para quem, como eu, adora cozinhar mas o tempo é tao pouco, este blog é o céu. Obrigada!

    ResponderEliminar
  5. que delicia de entrada...ou simplesmente pa um lache de domingo..hummq bom!

    ResponderEliminar
  6. adorei as entradas..fácil e pratica..ótimas para quando receber visita em casa.hehehe
    =3sempre acompanho seu blog..ótimas receitas....

    ResponderEliminar
  7. Geniais, estas CISSC! :)

    Agora, até os ignorantes nos domínios das artes culinárias como eu podem gabar-se de fazer pratos modernos (ie, que não sejam sandochas nem saladas frias) - e que quase parecem difíceis!

    Aguardamos mais sugestões do mesmo quilate, preciosas para quem, como eu, só "daqui a uns tempos" (não se sabe bem quando) é que se decidirá voltar os olhos (e mãos) para esse mundo por enquanto bastante achinesado do bem cozinhar!

    De qualquer forma, vou experiment-las nos meus dias leirienses!

    Ah! E muito obrigado pelas palavras simpáticas!;)

    LCO

    ResponderEliminar
  8. Gostei da ideia e estas entradas são perfeitas para começar :)

    ResponderEliminar
  9. Não me tinha apercebido desta iniciativa CISSC, mas achei uma ideia genial!! Para quem sabe e para quem não sabe cozinhar, as sugestões que aqui deixas são veranis, práticas e cheias de requinte! Verdadeiramente impressionáveis ehehehe

    ResponderEliminar
  10. qu bela ideia que teva oa ir de ferias.
    eu ca todos os dias venho ver a novidades. agoar ando atrasada nas visualizaçoes mas ca chgeui. adorei a primeira sugestao.
    boas ferias.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  11. que rubrica fabulosa. obrigada por te lembrares de nós.
    já agora boas ferias!

    ResponderEliminar
  12. boas férias e obrigada por estas estradas deliciosas :)

    ResponderEliminar

Imprimir