Bacalhau à Zé do Pipo

Mais um almoço de Domingo. Não sei porquê, mas desde sempre que acho que o almoço de domingo deve ser algo melhor, mais demorado, daquelas comidas que não se comem no dia a dia por darem mais trabalho a fazer. Eu casa dos meus pais é e sempre foi assim, bem como em casa dos meus avós e também dos meus sogros.
Na minha casa é também ao domingo que aproveito para fazer estas comidas mais elaboradas. Desta vez o famoso e português Bacalhau à Zé do Pipo!


Ingredientes para 2 pessoas:


2 postas de bacalhau altas do lombo
pimenta
leite suficiente para cozer o bacalhau
500gr de batata para puré
sal
noz moscada
manteiga
1 ovo
1 cebola grande
2 colheres de sopa de azeite
1 folha de louro
2 dentes de alho
maionese q.b.


Preparação:


Comece por cozer as batatas em água temperada com sal. Entretanto, ferva as postas de bacalhau já demolhado durante 10 minutos em leite temperado com pimenta.
Retire a pele e as espinhas ao bacalhau, mas de modo a não desfazer as postas.
Faça o puré de batata utilizando o leite da cozedura do bacalhau, previamente coado. Tempere de sal, pimenta e noz moscada e junte uma gema e uma clara batida em castelo.
Prepare uma cebolada refogando a cebola cortada em meias luas finas com o alho picado, o azeite e o louro.
Unte com manteiga um tabuleiro que possa ir ao forno.
Disponha o puré em volta. No meio coloque a cebolada frita, e, por cima as postas de bacalhau.
Cubra o bacalhau com maionese suficiente, e leve ao forno a gratinar.
Sirva com uma salada ou legumes cozidos.


Bom Apetite!

10 comentários :

  1. Anónimo10:24

    Gosto muuiiito deste prato de bacalhau e este está espantoso!
    É engraçado, também cá em casa e pais e sogros é a mesma coisa, há que caprichar no almoço de Domingo!

    ResponderEliminar
  2. Adoro esse prato de bacalhau e nunca o fiz. Ficou fantástico! :-)

    ResponderEliminar
  3. Acho que vou experimentar...
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. This looks great!Although i don´t like the codfish so much but i will go to try this one.

    ResponderEliminar
  5. Agradeço ao Zé do Pipo pela criação deste prato maravilhoso (rs). Brincadeiras à parte, está de dar água na boca.

    ResponderEliminar
  6. Será um costume Português? :))) Também fui criada assim, em casa dospapás ao Domingo é o almoço de família e é sempre algo mais especial! Em minha casa as coisas já não são bem assim, ao Domingo imperam a preguiça,ospequenos almoços tardios e fartos e a vontade de ir a correr para a praia quer seja no Verão ou no Inverno, mas confesso que por vezes sinto a falta desses almoços de Domingo caprichados! :)
    Esse bacalhau tá com um aspecto divinal... adoro!

    ResponderEliminar
  7. Esta receita é quase um clássico na minha cozinha. Não a faço muito agora, porque ando de dieta, mas é de comer e chorar por mais.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo11:16

    Esta receita tem feito enoooorme sucesso entre os meus amigos espanhois, aqui no Sahara do sul da Argelia.
    Faço apenas uma pequena nuance: o bacalhau é passado por farinha, e dourado em azeite bem quente; o mesmo azeite serve tambem para alourar alho, antes de fritar o bacalhau, e para refogar a cebola, depois.
    Embora seja uma fritura, é feita com azeite virgem, pelo que acho que continua saudavel...
    Continuaçao de bons petiscos.
    Manuel (no deserto)

    ResponderEliminar
  9. Respostas
    1. Corrigido! É sinal que mesmo sendo uma publicação com quase 10 anos ainda há quem a veja!

      Joana Roque

      Eliminar

Imprimir